imagem: full width
space md
Conteúdo 1 coluna: grande
Programas de estudo Kadampa

Como uma verdadeira escola, o Centro Budista Kadampa Maitreya oferece diversos Programas de Estudo, em diferentes níveis, para que você possa entrar em contato com os ensinamentos de Buda e aprender meios de aplicá-los em sua vida diária, desde o primeiro contato com estes ensinamentos atemporais, até o estudo aprofundado do budismo, incluindo o tantra.

space lg
Conteúdo 1 coluna: pequeno
Aulas abertas para todos

As aulas do Programa Geral são aulas avulsas, abertas a todas as pessoas, basta chegar com 15 minutos de antecedência e se inscrever.

As aulas do Programa Geral são oferecidas semanalmente com com temas variados, todas elas utilizando os ensinamentos de Buda apresentados como transmitidos e ensinados pelo fundador desta Tradição, Venerável Geshe Kelsang Gyatso.

Cursos, palestras e retiros também fazem parte do Programa Geral. Consulte nossa programação!

Estas aulas são oferecidas para que você possa conhecer os ensinamentos de Buda de acordo com a sua disposição e disponibilidade, aprendendo métodos para aplicá-los em sua vida diária, de acordo com as suas habilidades!

divisor

Conteúdo 1 coluna: pequeno
Para aprofundar

Um programa de estudos profundo e transformador

O Programa Fundamental (PF) foi elaborado para estudantes que obtiveram uma compreensão básica da prática budista Kadampa e estão interessados em seguir um programa de estudo formalizado e comprometido. Por meio de ensinamentos regulares e meditação, estudo sistemático e discussão em grupo, o Programa Fundamental oferece o mesmo treinamento seguido por praticantes espirituais em uma linhagem ininterrupta que remonta a Buda Shakyamuni. Dessa forma, podemos obter uma experiência autêntica do Dharma e, ao mesmo tempo, manter nosso estilo de vida contemporâneo. Ao estudar neste programa, ganharemos grande confiança na meditação – desde técnicas básicas para superar nossos problemas diários até práticas que levam à felicidade insuperável e paz interior permanente. Amizades calorosas se desenvolvem à medida que os alunos compartilham percepções e experiências do caminho espiritual.

1. O sucesso do Programa Fundamental está no comprometimento do aluno e na estrutura clara dos estudos. Os alunos que se inscrevem para estudar um livro ou parte de um livro, concordam em assistir a todas as aulas e realizar uma avaliação ao final do curso.

2. Antes das aulas, os alunos estudam uma parte designada do texto, para que desenvolvam familiaridade com os pontos essenciais. As aulas começam com preces cantadas e meditações guiadas e têm 2 horas de duração. O professor lê a parte designada do texto, transmitindo seus comentários. A turma é, então, dividida em duplas para discussão do conteúdo. Professor e alunos concluem, escolhendo uma meditação para a prática subsequente.

3. Além da frequência, há também o compromisso de participar de, pelo menos, 1 prece cantada no Centro por mês.

divisor

Conteúdo 1 coluna: pequeno
Formação de Professores

O Programa de Formação de Professores (PFP) é para aqueles que desejam se tornar professores budistas Kadampa qualificados

Propósito

O Programa de Formação de Professores existe para fornecer formação extensiva para aqueles que desejam se tornar professores qualificados do Budismo Kadampa Moderno.

O programa é centrado no estudo de vários assuntos budistas, conforme explicado na coleção de livros escritos pelo fundador da Nova Tradição Kadampa, Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Além de completar o estudo de quatorze textos do Sutra e do Tantra, incluindo os seis textos estudados no Programa Fundamental, os alunos são convidados a observar certos compromissos e a completar uma série de retiros de meditação a cada ano.

Estrutura do Programa

Os alunos se inscrevem para concluir o estudo dos livros e se comprometem a assistir todas as aulas, estudar o material e fazer os testes nos intervalos, ao longo do estudo de cada livro.

A aula acontece 1 vez por semana, de forma online e presencial, durante 2 horas. Se por algum motivo justificado o aluno não puder assistir à aula, receberá a gravação para ouvir posteriormente.

Estrutura da Aula

Antes de cada aula, os alunos estudam uma parte designada do texto, geralmente algumas páginas. A aula começa com preces cantadas e meditação guiada.

O professor lê a seção estudada do livro, enquanto realiza comentários ao texto. Os alunos se dividem em duplas para discutir a seção.

A aula é concluída com professor e alunos sugerindo o que meditar durante a semana, como atividade subsequente.

Imgem e texto: left
Livros estudados no Programa de Formação de Professores
Livros estudados no Programa de Formação de Professores

O Programa de Formação de Professores abrange doze assuntos e catorze livros, com base nos ensinamentos de Sutra e de Tantra e respectivos comentários de Venerável Geshe Kelsang Gyatso, quais sejam:

1. Os estágios do Caminho à Iluminação, baseado no comentário Caminho Alegre da Boa Fortuna

2. Treinamento da Mente, baseado nos comentários Compaixão Universal e Novo Oito Passos para a Felicidade

3. O Sutra Coração, baseado no comentário Novo Coração de Sabedoria

4. Guia ao Estilo de Vida do Bodhisattva, baseado no comentário Contemplações Significativas

5. Tipos de Mente, baseado no comentário Como Entender a Mente

6. Guia do Caminho do Meio, baseado no comentário Oceano de Néctar

7. Mahamudra Vajrayana, baseado no comentário Clara Luz de Êxtase

8. Disciplina Moral do Bodhisattva, baseado no comentário O Voto do Bodhisattva

9. Oferenda ao Guia Espiritual, baseado nos comentários Grande Tesouro de Mérito e Mahamudra Tantra

10. A Prática de Vajrayogini, baseado no comentário Novo Guia a Terra Dakini

11. Solos e Caminhos do Mantra Secreto, baseado no comentário Solos e Caminhos Tântricos

12. A Prática do Mandala de Corpo de Heruka, baseado no comentário Essência do Vajrayana

divisor