As preces são presenciais, gratuitas e abertas a qualquer pessoa. Não é necessário se inscrever.
Fazer oferendas aos Budas é causa para mérito abundante! Você pode trazer oferendas como alimentos (sem carne), água, bebidas sem álcool ou flores. Também é possível fazer doações online para os seguintes pujas: Oferenda ao Guia Espiritual, Joia-que-satisfaz-os-desejos com Tsog, Cerimônia de Powa, Melodioso Tambor Vitorioso em Todas as Direções e Tara Verde. Basta clicar AQUI e realizar a doação (o valor é livre).
Todas as preces são gratuitas. Basta chegar com 15 minutos de antecedência.
Conferir as datas na nossa AGENDA.
Esta sadhana curta inclui duas práticas reveladas pelo Buda da Sabedoria Manjushri. Praticando o Guru-ioga de Je Tsongkhapa podemos purificar negatividade, acumular mérito e receber bênçãos, e alcançar uma sabedoria muito especial. Por praticar o método especial para confiar no Protetor do Dharma Dorje Shugden podemos superar obstáculos à nossa prática e criar condições favoráveis para que possamos nutrir e aumentar nossas realizações espirituais. Estas duas práticas são a verdadeira essência do Budismo Kadampa. Se fazermos esta prática, sincera e regularmente, desenvolveremos puras realizações de Dharma e, por fim, experienciaremos a suprema alegria da plena iluminação.
Uma explicação extensa desta sadhana pode ser encontrada no livro Joia-Coração.
Segunda às 17h e Terça às 18h
O Buda da Medicina é um Buda Médico, cuja função é libertar os seres vivos das doenças exteriores e interiores concedendo-lhes bênçãos. Confiando sinceramente no Buda da Medicina, podemos ser curados de graves doenças físicas e mentais, encontrar alívio da dor interior dos três venenos – apego, raiva e ignorância – e receber proteção contra muitos outros perigos e obstáculos.
Além disso, por praticar a Sadhana do Buda da Medicina, recebemos um poder especial de corpo, fala e mente, que então podemos utilizar para ajudar os outros por meio de ações de cura, como é apresentada nesta Prece do Buda da Medicina.
Quarta às 18h
Uma prática para purificar nossa mente de todas as delusões e negatividades por confiar em Vajrasattva, o Buda da Purificação. Sob a influência de mentes deludidas temos nos envolvido em muitas ações negativas e, como resultado, experienciamos sofrimento e problemas diariamente. Mas temos a oportunidade de purificar nosso carma negativo e, portanto, transformar nossa mente e nossa experiência do mundo no qual vivemos. A meditação e recitação de Vajrasattva é um método poderoso de purificação, e um método rápido para obter felicidade e realizações espirituais no futuro.
Quintas às 17h
Esta sadhana inclui duas práticas especiais reveladas pelo Buda da Sabedoria Manjushri. Praticando o Guru-ioga de Je Tsongkhapa podemos purificar negatividade, acumular mérito e receber bênçãos, e alcançar sabedoria, compaixão e poder espiritual. Confiando no Protetor do Dharma Dorje Shugden podemos superar obstáculos à nossa prática e criar condições favoráveis para que possamos nutrir e aumentar nossas realizações espirituais. Estas duas práticas são a verdadeira essência do Budismo Kadampa. A Joia-que-Satisfaz-os-Desejos também inclui oferendas de tsog e de tormas especiais. Se fazermos esta prática, sincera e regularmente, desenvolveremos puras realizações de Dharma e, por fim, experienciaremos a suprema alegria da plena iluminação.
Sexta às 20h
Sob a influência de mentes deludidas criamos, em nossas vidas anteriores, grande quantidade de carma negativo; também transgredimos nossos compromissos e incorremos em quedas raízes e secundárias. Como resultado, experienciamos agora dificuldades em desenvolver fé e convicção no Dharma e em fazer progressos nas etapas do caminho à iluminação. Mas, por mais negativa que seja nossa mente, temos a oportunidade de purificá-la completamente nos envolvendo em purificação, a raiz de felicidade futura e realizações espirituais.
Um dos melhores métodos para purificar negatividades e quedas morais é o Sutra Mahayana dos Três Montes Superiores, também conhecido como A Confissão Bodhisattva das Quedas Morais. Nessa prática, visualizamos os Trinta e Cinco Budas Confessionais e praticamos purificação na presença deles. Pelo poder de suas bênçãos e de suas preces, podemos purificar rapidamente até mesmo as mais pesadas ações negativas, simplesmente pela recitação fervorosa de seus nomes.
O texto contém uma breve explicação da prática. Para um comentário detalhado, consulte o livro O Voto Bodhisattva.
Sábado às 8h30
A prece Libertação da Dor inclui louvores às vinte e uma manifestações de Tara. Porque é um Sutra, as verdadeiras palavras de Buda, é uma prece particularmente poderosa e abençoada.
Tara é um Buda feminino, uma manifestação da sabedoria última de todos os Budas.
Seu nome significa "Salvadora" porque nos salva de todos os medos exteriores e interiores. Finalmente ela nos resgata de todos os sofrimentos e nos guia à iluminação total
Como uma mãe, ela nos protege de todos os perigos, nos provê com todas as condições necessárias para o nosso treinamento espiritual e nos guia e inspira com suas bênçãos à medida que progredimos ao longo do caminho espiritual.
Uma Prática para o Bem-estar do Mundo.
Dia 8 às 20h
Oferenda ao Guia Espiritual, ou Lama Chopa em tibetano, é um Guru-Ioga especial de Je Tsongkhapa relacionado ao Tantra Ioga Supremo. Foi compilado pelo primeiro Panchen Lama, Losang Chokyi Gyaltsen, como uma prática preliminar ao Mahamudra Vajrayana. Embora a prática principal seja confiar no Guia Espiritual, Oferenda ao Guia Espiritual também inclui todas as práticas essenciais das etapas do caminho (Lamrim) e do treino da mente (Lojong), assim como o estágio de geração e o estágio de conclusão do Tantra Ioga Supremo. Ao confiar em nosso Guia Espiritual como sendo um com Je Tsongkhapa, nossa compaixão, poder espiritual e, especialmente, nossa sabedoria aumentaram naturalmente. Um comentário completo a esta prática pode ser encontrado no livro Grande Tesouro de Mérito.
Dias 10 e 25 às 20h
Através da prática de transferência da consciência, conhecida como powa, com fé, compaixão e concentração, podemos transferir a consciência daqueles falecidos recentemente para um renascimento mais elevado ou para a Terra Pura de um Buda.
O powa pode ser feito em grupo ou individualmente em nome de uma ou mais pessoas falecidas, ou incontáveis seres falecidos. Através desta prática criamos também uma grande coleção de virtude, que nos levará no caminho para a Terra Pura de um Buda.
Confira a data em nossa AGENDA.
Dorje Shugden sempre ajuda, guia e protege os praticantes puros e fiéis, por meio de lhes conceder bênçãos, satisfazer seus desejos e de lhes proporcionar sucesso em todas as suas atividades virtuosas.
Esta prece é chamada “Kangso” em tibetano, que significa “Ritual de Restauração e Satisfação”. O Kangso costuma ser praticado mensalmente nos centros de Dharma para satisfazer nosso compromisso-coração de confiar sinceramente no Protetor do Dharma Dorje Shugden, considerando-o inseparável de nosso Guia Espiritual e de Buda; para praticar Lamrim, Lojong e Mahamudra; e para restaurar qualquer quebra ou degeneração dos nossos compromissos.
Também estão incluídos o Louvor a Manjushri, o Guru-Ioga de Je Tsongkhapa, a prática de autogeração como Heruka e o ritual para satisfazer e restaurar nossos compromissos com outros Protetores do Dharma.
Confira a data em nossa AGENDA.