fbpx

 

Decidir aprender meditação é uma ótima resolução de ano novo.

Qualquer um pode aprender, se quiser.

Meditação significa familiarizar-se, tanto na cadeira de meditação quanto na vida cotidiana normal, com a positividade e a sabedoria. Portanto, esta é uma maneira poderosa de se tornar uma pessoa mais feliz e mais realizada.

Também nos ajuda a ajudar os outros.

Porque a vida é curta, nosso tempo está passando e é por isso que a meditação nos ajuda a tirar o máximo proveito de nossos anos, meses, semanas ou dias que restam, além de nos prepararmos para o futuro.

Podemos meditar em qualquer lugar e a qualquer hora, juntamente com todas as nossas atividades diárias.

Meditação significa simplesmente:

  • pensamentos bondosos no lugar de pensamentos indelicados,
  • pensamentos verdadeiros em vez de falsos,
  • pensamentos generosos em vez de mesquinhos,
  • pensamentos sábios no lugar de ignorância –

Há muitas formas acessíveis de pensar positivo e permanecer positivo, basta querermos.

Primeiro devemos entendendo que esta é a nossa escolha e que temos liberdade.

Podemos nos tornar uma pessoa gentil e relaxada de quem gostamos e respeitamos, portanto, nos tornarmos pessoas melhores. Para nós mesmos e para os outros.

E também podemos meditar nas chamadas sessões de meditação.

Nass sessões de meditação, podemos começar nos sentando e fechando os olhos e fazendo uma meditação respiratória relaxante. Podemos abandonar todos os pensamentos perturbadores, ansiosos, (esquecer tudo o que ficou do lado de fora da Sala de Meditação) e permanecer na paz e clareza que é o estado natural de nossa mente.

“Você tem certeza que minha mente é naturalmente pacífica?”

Minha tia, que está visitando está aqui da França no momento, ontem ela me perguntou como meditar. Então eu expliquei a ela mais ou menos o que acabei de escrever acima.

Ela queria saber por que é que a nossa mente é naturalmente pacífica em oposição a naturalmente ansiosa e não pacífica. Porque podemos afirmar que, nossa mente é raiz de nossas solucções, e não, a raiz de nossos problemas. E esta é uma ótima pergunta.

Sempre que não temos delusão funcionando em nossa mente, podemos observar que ela é naturalmente pacífica, desta maneira:

Quando nossa mente está agitada por um monte de pensamentos e emoções negativas, (não pacíficos e descontrolados), é como se um vasto, profundo e ilimitado oceano estivesse bravio, por isso não conseguimos ver abaixo da superfície, abaixo das ondas enormes, aterrorizantes e desorientadoras, a infinita clareza e profundidade que existe abaixo.

Estamos presos na superfície apenas tentando nos manter à tona. Desta maneira, nos identificamos com tudo isso, pensando que é tudo o que nós e a vida somos. Porém, sempre que as ondas morrem, podemos dizer então,  que o oceano é claro, vasto e muito profundo – e esta sim, é a natureza de um oceano.

Desta maneira, um modo semelhante, podemos analisar que quando a mente se acalma e os pensamentos que parecem ondas se amassam e desaparecem, podemos então sentir imediatamente que nossa mente é vasta, clara, profunda e naturalmente pacífica.

É muito melhor identificar-se com a paz natural de nossa mente (nossa natureza de Buda) do que com os pensamentos neuróticos e infelizes  que vêm e vão e não são quem somos.

Para ler o original em inglês: https://kadampalife.org/2013/12/30/learning-to-meditate-in-2019/
× Fale conosco